PROJETO EDUCATIVO

O Projeto Educativo constitui-se como o ideário do Colégio Bom Jesus (CBJ), comum à prática educativa das três valências deste estabelecimento de ensino, especificando orientações determinantes para a concretização dos princípios e metas nele definidos, visando também criar condições que favoreçam a formação do ser humano na sua dimensão integral.

Princípios gerais

Todas as crianças têm o direito a usufruir de uma educação de qualidade que lhes possibilite uma enriquecedora e bem-sucedida aprendizagem escolar. Neste projeto definem-se as finalidades, os objetivos e as linhas de orientação e de ação que visam a qualidade do processo ensino-aprendizagem, tendo como referência temporal as experiências adquiridas ao longo dos anos de funcionamento desta instituição.

Sendo este um colégio que advoga princípios cristãos, e onde queremos que Deus ocupe um lugar primordial na vida de cada ser humano, promovemos o amor e o respeito para com Deus e o próximo, olhando ainda, o meio ambiente e a sua preservação, como um dever, estimulando, por isso, nos alunos, a utilização racional dos recursos materiais.

Valores em que se fundamenta o Projeto Educativo do Colégio Bom Jesus

a) Valores Morais (prioridade à essência)
b) Atitude (presença marcante)
c) Confiança (relacionamentos positivos)
d) Comunicação (entendimento)
e) Qualidade (fazer melhor)

A educação para os valores é transversal a todo o Projeto Educativo e é estimulada em todos os momentos da vida escolar.
Tendo por lema CRESCER FELIZ, o CBJ pretende ser um local de encontro onde os alunos possam ver satisfeitas, não só as suas necessidades intelectuais, mas também afetivas e físicas, para que cresçam de uma forma saudável e equilibrada.

Missão - Pretendemos educar cidadãos responsáveis, com elevada formação académica, sólida formação moral, apurado espírito crítico, sentido estético e criativo, capazes de enfrentar a competitividade da sociedade moderna, mas sobretudo dotados de caráter nobre, que não se deixem corromper perante os desafios.

Visão - O CBJ pretende tornar-se uma referência entre as instituições de ensino, ao nível do sucesso na aprendizagem e na promoção de valores de base cristã.

O Colégio Bom Jesus orienta-se por:

Objetivos Estratégicos com foco em cinco áreas fundamentais: SABER CRER; SABER SER; SABER ESTAR; SABER FAZER; PROPORCIONAR AMBIENTE ADEQUADO PARA A APRENDIZAGEM
Referenciais de Desenvolvimento Curricular: aprendizagens essenciais, perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e estratégia nacional de educação para a cidadania que orientam as atividades e permitem também a sua avaliação. Consideramos fundamental a integração do Plano 21-23 nas práticas letivas com base nos eixos: Eixo 1: ensinar e aprender; Eixo 2: apoiar as comunidades educativas; Eixo 3: conhecer e avaliar

Porque acreditamos que cada criança é única e pretendemos que a sua educação a faça atingir o seu potencial, adota-se como critério de qualidade do ensino a diferenciação.

Copyright Colégio Bom Jesus 2012-2024 | Todos os direitos reservados.